Técnicas de Vendas

Dez Dicas de Gestão do Tempo em Vendas Externas

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 15 de junho de 2017
Dez Dicas de Gestão do Tempo em Vendas Externas
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Saber qual cliente visitar primeiro, como agendar uma visita e como não perder tempo com pequenas ações são itens fundamentais na gestão do tempo e sucesso de qualquer vendedor. No caso das vendas externas, a gestão do tempo precisa ser ainda mais eficaz, pois o profissional precisa ficar atento com diversas outras dificuldades como o trânsito e o tempo.

Técnicas de Gestão do Tempo em Vendas:

Neste post vamos dar várias técnicas de gestão do tempo para os vendedores, principalmente aos profissionais que trabalham com vendas externas, ou seja, visitando clientes.

O primeiro passo fundamental para ter sucesso na gestão do tempo em vendas é o PLANEJAMENTO.

Planejar suas ações com antecedência faz com que você esteja preparado para qualquer problema que possa ocorrer, tanto os positivos quanto os negativos!

No inicio da semana programe-se para tentar agendar todas as suas visitas, sempre formando um roteiro. Parece obvio, mas muitos vendedores esquecem disso e acabam programando visitas em clientes distantes, gastando muito tempo se deslocando.

Para confirmar a visita, envie um email para seus clientes avisando-os que você fará uma visita (leia o artigo “como escrever email corretamente” e o artigo “como fazer email marketing vendedores” que vai ajudar muito) ou entre em contato pelo telefone!

Além de você se certificar que eles estarão presentes, você mantém o relacionamento e aproveita para verificar as necessidades imediatas, preparando-se ainda mais para as visitas:

Insira TODAS as visitas, o nome do contato e o assunto que você vai abordar com ele. Caso seja necessário, já separe os materiais que você deverá levar na visita.

Separe no mesmo material o endereço, telefones e email de contato, caso você precise falar com ele rapidamente. Aconselho você ter em mãos o nome da secretária.

10 Técnicas de Gestão do Tempo em Vendas Externas:

Agora que você já fez o planejamento de todas as suas visitas, vamos colocar abaixo 10 técnicas de gestão do tempo em vendas externas para que você não perca nem um minuto do seu precioso tempo e venda cada vez mais:

  1. Estabeleça uma meta de visita de clientes da sua carteira atual e uma meta de novos clientes. Se você vai visitar um bairro comercial, provavelmente existem comércios ao redor que você pode prospectar. Aproveite que seu carro já esta no estacionamento e VENDA MAIS!
  2. Nos clientes que você já possui a visita agendada, tente vender outros produtos que não os mesmos de sempre. É mais fácil você vender mais para quem já é seu cliente do que abrir novos clientes! Aproveite esse jargão comercial, venda mais e economize seu tempo!
  3. Estabeleça um prazo de tempo máximo em cada visita. Visita de relacionamento não pode durar 3 horas. Somos SUPERVENDEDORES e temos que vender, certo?
  4. Procure falar com quem toma a decisão de compra. Não gaste tempo falando com o prospect errado e tente captar quem decide pela compra e vá direto nele. Negocie e feche a venda!
  5. Se você vai viajar ou o tempo de deslocamento é grande, procure utilizar esse tempo de forma proveitosa. Ouça podcasts do seu mercado ou sobre técnica de vendas, procure programas no rádio que falem do seu mercado (ou do seu cliente) e atualize-se!
  6. Como você se planejou, anote TUDO que ocorreu. Quantas visitas realizou, qual foi o número de novas visitas, quais tiveram sucesso e qual foi o valor total das vendas. No final, divida o valor total do faturamento pelas visitas para que você obtenha sua média. Ao longo do tempo você poderá comparar-se com você mesmo!
  7. Siga o seu roteiro a risca, ou seja, não saia da rota para ir ao banco ou ao a farmácia. FOCO é fundamental em vendas externas.
  8. Vendas é atitude! Ânimo e empolgação vendem mais e melhor! Se você chegar desanimado no seu cliente tenha certeza que ele não comprará de você.
  9. Não perca tempo com o Facebook ou Twitter no celular. Utilize o horário do almoço para visualizar seu perfil nas redes sociais. Alias, seu chefe (ou o RH da sua empresa) está de olho nas suas atualizações.
  10. No final do dia ou da semana, envie um email de agradecimento a cada cliente. Diga a eles que a visita foi muito importante e que você agradece pelo pedido. Se o relacionamento permitir, diga que aguarda ansioso pela próxima visita!

Essas são as minhas 10 técnicas de gestão do tempo em vendas externas, as que realmente utilizo no meu dia a dia comercial. Não são absolutas! Implemente as que você acha interessante e poste nos comentários abaixo as que você utiliza. COMPARTILHE informações com outros vendedores para que juntos possamos crescer, vendendo mais e melhor!

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Boas Vendas e SUCESSO!

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