Atendimento Comercial

Os 10 Mandamentos do Atendimento ao Cliente

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 29 de agosto de 2017
Os 10 Mandamentos do Atendimento ao Cliente
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Como mencionado por Cesar Frazão, vendas é um processo que possui começo, meio e fim. Portanto, o atendimento ao cliente faz parte deste processo e possui grande peso no sucesso do vendedor. É justamente por isso que, no artigo de hoje, vamos estudar os 10 mandamentos do atendimento ao cliente! 😀

Porque o Atendimento ao Cliente é Importante?

Todo profissional de vendas de sucesso entende que é justamente no atendimento ao cliente que temos a oportunidade de fazer perguntas inteligentes para entender o que ele realmente quer e precisa comprar.

Além disso, desenvolvendo um excelente atendimento ao cliente, podemos impressionar positivamente, transmitindo credibilidade e confiança, tanto em nossos produtos como em nós e em nossa empresa.

O Atendimento Bem Antes do Produto!

O atendimento ao cliente começa muito antes de você apresentar seu produto.

Para que você seja um profissional que entende de atendimento ao cliente, é preciso ter 3 pontos muito bem fortalecidos:

1 – Autoestima e Energia Positiva

Pare e pense: você prefere conversar com um amigo que reclama da crise ou com um amigo que fala sobre os desafios que vai enfrentar, mas de forma animada?

Ninguém gosta de conversar ou ser atendido por um profissional que não esteja motivado.

É essa troca de postura que faz com que seu atendimento seja visto de forma diferente.

Quando seu cliente percebe isso, ele valoriza essa característica em você, aumentando o grau de relacionamento e confiança.

2 – Preparação e Planejamento

Você é um profissional preparado? Você entende sobre seus produtos ou serviços? Você é capaz de fazer uma rápida apresentação do seu produto para um cliente que encontra no elevador do prédio comercial, por exemplo?

Uma das habilidades dos profissionais que sabem atender bem seus clientes é justamente o fato de serem extremamente preparados, ou seja, sabem exatamente o que precisam falar e no momento exato!

Uma das melhores formas de você ser um profissional muito bem preparado é fazendo um bom planejamento das suas atividades e também um treinamento de vendas que possa auxiliar nas suas habilidades de fechamento!

Aconselho ler os artigos “Você Sabe Encantar o seu Cliente?” e “10 Dicas de Como Vender Mais e Melhor”, em que deixamos diversas dicas valiosas para você encantar o seu cliente, fidelizar, aumentar o relacionamento e também suas vendas!

3 – Foco e Energia

Você precisa ter foco no cliente durante o atendimento.

Não raro, vemos alguns vendedores atendendo mais de um cliente ao mesmo tempo e não vendendo para nenhum. Por quê? Porque não conseguem dar atenção, ter foco e energia que precisam para fechar a venda!

Portando, quando for atender um cliente, foque suas energias nesse atendimento.

Preocupe-se com ele e com o que ele realmente quer comprar.

Pare de empurrar produtos que não são aconselháveis a ele e ofereça apenas produtos que façam sentido.

O Atendimento Melhora com o Relacionamento!

Imagine a seguinte situação: você vai a uma loja de roupa e é muito bem atendido por uma vendedora.

Ao retornar à loja e procurar por ela, você é novamente bem atendido. Ainda tem dúvidas de quem irá procurar na próxima vez?

Agora imagine que você é essa vendedora e, nesse momento, sua carteira de clientes não para de crescer!

Seus clientes voltam para comprar com você e ainda indicam você para amigos e familiares.

Seria isso impossível? NÃO!

O atendimento de qualidade é algo tão difícil nos dias atuais que, quando encontramos alguém que nos dê atenção especial queremos ser atendidos sempre por aquela pessoa.

Criamos um vínculo de amizade, de confiança e de carinho, e nossas escolhas acabam sendo influenciadas pela opinião dela.

Quais Características Influenciam o Atendimento ao Cliente?

Existem algumas características que podem influenciar positivamente o atendimento ao cliente e, caso você treine com muita vontade cada uma delas, garanto que a aproximação entre você e seus clientes irá melhorar vertiginosamente. Conheça algumas:

  1. Sorriso no rosto
  2. Simpatia
  3. Boa aparência
  4. Pro-atividade
  5. Ouvir mais do que falar
  6. Força de vontade
  7. Entusiasmo
  8. Energia positiva

São 8 características que até parecem simples, mas se você adotá-las como ATITUDES vai perceber que sua vida vai mudar e que você vai tornar-se um verdadeiro imã de grandes negócios.

Os 10 Mandamentos do Atendimento ao Cliente

Para auxiliar ainda mais no tema, criamos um arquivo digital para que você possa fazer download e deixá-lo em um local visível.

Com frequência, leia e reflita sobre as características que um profissional de sucesso deve ter!

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!

E ae? Terminou a leitura? ;)

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