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Gestão Estratégica de Vendas

Analise SWOT Como Diferencial na Gestão Estratégica de Vendas

Keldner Pedreira
Escrito por Keldner Pedreira em 17 de junho de 2017
Analise SWOT Como Diferencial na Gestão Estratégica de Vendas
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Análise SWOT! Acredito que você já ouviu falar no modelo SWOT, creditada a Albert Humphrey.

Trata-se de uma excelente ferramenta estratégica para se sustentar no mercado tanto empresarial, profissional e pessoal.

O termo SWOT é uma sigla em inglês, que representa um acrônimo de Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

No artigo de hoje vamos falar sobre a análise SWOT como diferencial na gestão estratégia de vendas e como você pode vender mais e melhor! 🙂

O Que é Análise SWOT

A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

A análise se divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas e no Ambiente Externo, relacionado às Oportunidades e Ameaças.

A partir dessa divisão é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente conforme o modelo abaixo.

A Matriz SWOT

Como podemos verificar, a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos, também reduzindo os efeitos das ameaças.

A análise é complementada com um quadro que ajuda a identificar qual o impacto (elevado, médio ou fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter ou piorar) futura que estes fatores têm no negócio.

Como Aplicar a Análise SWOT em Vendas

A aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização e do indivíduo.

O SUPERVENDEDOR pode  fazer sua autoanálise aplicando a matriz tanto em sua via profissional como pessoal.

Essa ferramenta pode ajudar  na avaliação de empresas, projetos, produtos, serviços e equipes.

Para isso, faça as seguintes perguntas para cada item:

Pontos Fortes

  • O que você, sua empresa e equipe fazem bem?
  • Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
  • Quais os seus diferenciais?
  • O que a concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?

Pontos Fracos

  • No que você precisa ficar atento?
  • O que precisa melhorar?
  • Onde deve se blindar?
  • Onde possui menos recursos que os demais?
  • Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros?

Ameaças

  • Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar?
  • Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você?
  • Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?

Oportunidades

  • Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
  • O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio?
  • Como agregar valor ao seu produto ou serviço?
  • Quais tendências você pode aproveitar ao seu favor?

Após responder essas perguntas, crie planos de ações estratégicos e alcance melhores resultados.

Foco em Vendas: Receita para o Sucesso!

Um profisisonal de vendas não canta a música “Deixa a vida me levar, vida leva eu” cantada pelo ilustríssimo Zeca Pagodinho composta por Serginho Meriti.

A música citada é boa mas não podemos nos acomodar e ficar numa zona de conforto esperando que as coisas aconteçam.

Agora, se você não souber o que quer para a sua vida, a vida saberá por você, é ai que mora o perigo, pois ela lhe dará coisas que você não deseja.

Os Super Vendedores sempre cantam a música que tem o principal refrão “Quem sabe faz a hora e não espera acontecer” o nome desta musica é Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores composta por Geraldo Vandré.

Bem esta música remete a situação seguinte: você é o senhor do seu destino e você é o único que fará toda a diferença em sua própria vida, como?

Simplesmente tendo atitudes e tomando as decisões em todas as vertentes de sua vida.

E ae? Terminou a leitura? ;)

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