Oito Dicas de Gestão do Tempo em Vendas Internas

O mundo das vendas é dinâmico e a gestão do tempo é um dos fatores que mais contribui para o sucesso dos vendedores internos nas empresas. Saber administrar o tempo e organizar as rotinas de trabalho faz com que os vendedores não apenas vendam mais, mas sim tenham um índice de qualidade em vendas maior. No post de hoje vamos dar 8 técnicas de gestão do tempo em vendas internas.

Técnicas de Gestão do Tempo em Internas:

Para quem acompanha o Blog SuperVendedores, recentemente fizemos um post com “10 Dicas de Gestão do Tempo em Vendas Externas“, onde enfatizamos a importância do PLANEJAMENTO como base de sucesso para os vendedores que atuam externamente as empresas, ou seja, visitando os clientes.

Para os vendedores internos não é diferente, ou seja, planejar-se é fundamental para que você, caro vendedor, tenha sucesso em vendas. O que ocorre é que você tem um tempo maior de preparo e esta mais bem equipado para lidar com as diversas mudanças que podem ocorrer no cotidiano comercial. Utilize uma planilha no EXCEL para auxiliar a sua tarefa e coloque o maior número possível de informação como, por exemplo: nome do cliente, telefone, ultimo contato, assunto conversado, maior interesse na conversa, aniversário e qualquer informação que possa ser usada a seu favor!

O foco da venda interna é encontrar o “decisor” da compra e negociar com ele, por telefone, para fechar o pedido, sem a necessidade de uma visita para negociação presencial. Contrariando o que muitos dizem, é possível SIM criar um elo de relacionamento com os clientes através das vendas internas. Para isso precisamos:

  1. Administração do Tempo em Vendas para Vender mais e melhorEstar sempre em sintonia com o cliente. Saber o que ele deseja, quando ele deseja e da forma que ele deseja mostra a ele que não estamos preocupados com o “pedido”, mas sim em ajuda-lo a ter sucesso no negócio dele.
  2. Manter contato frequente com ele (que varia de segmento para segmento) faz com que seu cliente nunca o abandone e aumenta as chances dele indica-lo a outras empresas. Isso é relacionamento!

8 Técnicas de Gestão do Tempo em Vendas Internas:

Agora que você já sabe a importância do PLANEJAMENTO nas vendas internas, vamos colocar abaixo 8 técnicas de gestão do tempo em vendas internas para que você não perca nem um minuto do seu precioso tempo e venda cada vez mais:

1 – Estabeleça uma meta da quantidade de contatos telefônicos que você deseja efetuar por dia. Dessa quantidade, quais são para NOVOS clientes? É muito importante que você, além de vender para os seus clientes, conquiste NOVOS clientes!

2 – Para os clientes da sua carteira, ofereça novos produtos, além dos que eles já estão acostumados a comprar! Acredite: você vai se surpreender com o aumento de vendas apenas pelo fato de oferecer os demais produtos do seu portfólio.

8 Dicas de Gestão do Tempo em Vendas por Telefone!3 – Quando terminar o contato e, consequentemente a venda, pela indicação de novos clientes ao seu atual cliente. Provavelmente ele tem um amigo ou conhecido no mercado que precisa do seu produto ou serviço e vai ter o prazer de indica-lo.

4 – Na sua planilha do EXCEL, anote quantas ligações realizou, quantos contatos conseguiu realizar (são números diferentes), quantos pedidos conquistou e qual foi o valor total. No final, divida o valor total do faturamento pelos contatos para que você obtenha sua média de sucesso. Ao longo do tempo você poderá comparar-se com você mesmo!

5 – Siga o seu planejamento a risca! Mantenha seu FOCO e se você não conseguir falar com determinado contato, retorne mais tarde ou no outro dia, mas RETORNE ate conquistar o pedido!

6 – Vendas é atitude! Ânimo e empolgação vendem pelo telefone e seu cliente percebe isso pelo tom da sua voz!

DICA: No momento mais quente da negociação, levante-se! Quando você se levanta, sua voz sai de forma mais firme e você sente-se mais seguro. Use essa técnica no momento do FECHAMENTO e suas conversões em vendas aumentarão!!!

7 – Não perca tempo com o Facebook ou Twitter no celular. Utilize o horário do almoço para visualizar seu perfil nas redes sociais. Alias, seu chefe (ou o RH da sua empresa) está de olho nas suas atualizações.

8 – No final do dia, envie um email de agradecimento a cada cliente que você fez contato. Diga a eles que a ligação foi muito importante e que você agradece pelo pedido. Se o relacionamento permitir, diga que aguarda ansioso pela próxima ligação!

O email é uma ferramenta importantíssima para o vendedor interno e, principalmente para a gestão do tempo em vendas internas. Se você quiser conhecer mais sobre o assunto, leia os posts “Como Escrever Email Corretamente” e “Como Fazer Email Marketing Vendedores” que vão ajudar muito você ter sucesso na sua carreira! Compartilhe conosco, nos comentários, quais são suas técnicas de vendas e o que você tem feito para vender mais!

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Boas Vendas e SUCESSO!