Como Fazer um Planejamento Pessoal e Profissional em Vendas para o Ano Novo

Em vendas, planejamento já faz parte da rotina profissional e é um fator fundamental para o sucesso em nosso trabalho. Quando o ano novo se aproxima, é comum que nós, profissionais de vendas, façamos uma reflexão sobre o que fizemos durante o ano que se passou e o que desejamos executar no ano que se aproxima, porém mais importante que isso é fazer um planejamento pessoal e profissional, incluindo metas, objetivos de carreira, financeiros, sociais, espirituais e sociais. No artigo de hoje, vamos falar sobre como fazer um planejamento pessoal e profissional em vendas para o ano novo.

Como Desenvolver um Planejamento em Vendas:

No dia-a-dia, estamos tão focados em nossas rotinas diárias que, poucas vezes (ou NUNCA) paramos para fazer uma reflexão do que realmente planejamos atingir profissional e pessoalmente em nossas vidas. No entanto, com pequenas técnicas e um pouco de disciplina, podemos adequar nossa rotina e atingir as metas que estabelecemos no início do ano.

O desenvolvimento profissional é fundamental para a manutenção e ampliação do seu diferencial competitivo e, principalmente, da sua empresa. Dessa forma, vamos listar algumas técnicas (que eu utilizo) para efetuar um planejamento pessoal e profissional completo em 5 etapas distintas: profissional, financeira, saúde, espiritual e social.

Etapa 1 – Planejamento da Carreira Profissional:

Para você desenvolver sua carreira é necessário que você estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Mais importante que isso, é fundamental que implemente nessas metas todos os cursos e treinamentos que deseja executar ao longo do ano para crescer profissionalmente. Nessa etapa, você pode incluir treinamentos em vendas, iniciar um curso superior, um MBA, voltar a estudar inglês ou mesmo colocar metas da quantidade de livros que deseja ler.

Etapa 2 – Planejamento Financeiro:

Etapa 2 – Planejamento Financeiro:No artigo sobre administração financeira, falamos sobre como otimizar seus rendimentos. Nessa etapa, você deve incluir o valor TOTAL dos seus rendimentos que deseja alcançar no ano e verificar a média mensal (seu NOVO OBJETIVO). Aconselho a colocar uma meta desafiadora (porém não fuja da sua realidade como, por exemplo, dobrando o valor do seu salário).

Você pode incluir também iniciar uma previdência privada, informar qual o valor monetário mensal que deseja poupar e AONDE (fundo de investimento, poupança, ações, etc.) deseja efetuar esse investimento. Além disso, pode incluir a compra de um carro novo, uma meta que pode ser atingida com o auxílio de toda a sua família.

Etapa 3 – Planejamento da sua Saúde:

Não importa o quanto você trabalhe ou ganhe dinheiro, se você não tiver saúde nada disso importa. Dessa forma, fixe objetivos para a sua saúde. Alguns exemplos de objetivos são: seu peso ideal, a frequência que deseja atingir na academia de musculação ou mesmo nas partidas de tênis entre amigos. O que importa é estabelecer metas para ALCANÇÁ-LAS e tornar-se mais saudável!

Etapa 4 – Planejamento Espiritual:

Aqui, não importa sua religião, mas sim o que você faz para atingir sua paz de espirito. Você pode colocar metas de frequência na sua igreja (por exemplo) ou mesmo trabalhos sociais, assistenciais ou projetos em ONG’s. Quem já participou de projetos sociais sabe o quanto é prazeroso ajudar o próximo.

Etapa 5 – Planejamento Social:

Como você está se relacionamento com sua família? E seus amigos? Quando foi a ultima vez que saiu com eles para uma viagem ou mesmo telefonou para um amigo que não vê a tempos? Nessa etapa, coloque metas como viagens em família, passeios com amigos, confraternizações e itens prazerosos, mas que fogem a sua rotina. Para exemplificar, se você gosta de esporte pode colocar como meta assistir o próximo evento do UFC no Brasil. Entendeu?

Como Iniciar um Planejamento em Vendas:

Para iniciar seu planejamento em vendas, pegue todas as suas anotações baseadas nas 5 etapas acima e compre uma cartolina branca (ou amarela). Divida ela em 5 ETAPAS, deixando mais espaço para as áreas onde você terá maior foco. Preencha a caneta suas metas e cole IMAGENS dos seus objetivos. Assim que você atingir a meta, risque com uma caneta VERMELHA.

Como Iniciar um Planejamento em Vendas:

Por exemplo: na etapa 2 colocamos como meta atingir, por exemplo, R$5.000,00 de salário e trocar de carro. Nesse quadrante, coloque uma imagem GRANDE desse valor e do seu FUTURO NOVO CARRO (você encontrara essas imagens em revistas, jornais e na internet).

Cole esse cartaz em um local onde você olhe TODOS OS DIAS. As minhas metas estão coladas no meu quarto e todos os dias de manhã eu vejo o que atingi e o que falta atingir, me motivando a buscar meus objetivos!

Espero, de coração, que esse artigo posso motivar você a sair da sua zona de conforto e ir para um novo nível em sua vida profissional! Com planejamento e ações consistentes, você pode alcançar seus objetivos e viver uma vida mais feliz!

Boas vendas e SUCESSO, nesse ano, no próximo e em TODOS!